Visitantes

domingo, 27 de maio de 2012

Índice Glicêmico (IG)

Ìndice Glicêmico é um fator que diferencia os carboidratos e está relacionado com o nível de açúcar no sangue. Toda vez que ingerimos carboidratos, estes entram na corrente sangüínea com diferentes velocidades. Com isso, podemos classificá-los de acordo com a velocidade com que entram no sangue. Quanto mais rápido, maior será a descarga de insulina, pois o corpo tenta manter o equilíbrio. Alimentos que afetam pouco a resposta de insulina no sangue são chamados de baixo valor glicêmico, e os que têm descarga alta, de alto valor glicêmico.
A importância do IG:
Se você ingere comidas com IG alto, o corpo lança grandes quantidades de insulina para tentar manter os níveis de açúcar. A insulina é um hormônio que tem o poder de levar o açúcar pra dentro dos músculos na forma de glicogênio, mas estes depósitos têm uma capacidade limitada, o que faz com que todo o excesso de glicose no sangue seja convertido em ácidos gordurosos e triglicérides, que serão armazenados na forma de gordura.Caso continue comendo alimentos de alto IG, seu corpo começa a adquirir resistência à insulina. Isso porque seu corpo começa a produzir uma quantidade maior de insulina.
As pessoas com diabetes precisam dar preferência aos alimentos que tenham IG menor que 50. Podem consumir moderadamente os de 50 a 90, de preferência com outro alimento rico em fibras . Já os acima de 90 devem ser evitados ou consumidos eventualmente.


Informações: Sociedade Brasileira de Diabetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário