Visitantes

domingo, 10 de junho de 2012

Teste genético ajuda a encontrar melhor dieta

          No Rio de Janeiro desde fevereiro 2012, chegou a São Paulo este mês, um exame genético que ajuda a prescrever dietas personalizada para cada organismo. O perfil genômico testa cerca de 200 genes e consegue identificar até mil mutações relacionadas aos riscos para obesidade, diabete ou colesterol alto. Também é possível investigar como o corpo processa alguns nutrientes ou vitaminas e quais são as melhores estratégias de exercícios físicos para cada paciente.
         Feito com uma amostra de saliva, o exame custa R$ 1.200 e está disponível em um único laboratório da capital desde o mês passado. Desde que a novidade chegou a São Paulo, a clínica geral Paloma Garcia Franceschi, especializada em promoção de saúde, já indicou o exame para mais de 20 pacientes. O foco deste exame não é a doença, mas o que se pode corrigir para não adoecer, diz especialista. 
          Já o endocrinologista carioca Tércio Rocha, que também tem indicado o exame a alguns de seus pacientes, acredita que os mais beneficiados são aqueles que já testaram várias estratégias de emagrecimento e ainda não obtiveram sucesso. O teste aponta quais alimentos o paciente metaboliza bem, quais ele metaboliza mal, por que não deve usar determinadas substâncias, qual o gene que dispara compulsões por alguns tipos de alimento, resume Rocha.

Matéria na íntegra no UOL saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário