Visitantes

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Índice Glicêmico (IG)


Reeditando: item postado em maio 2012 no nosso blog, foi destaque hoje no Jornal Hoje:

Índice Glicêmico é um fator que diferencia os carboidratos e está relacionado com o nível de açúcar no sangue. Toda vez que ingerimos carboidratos, estes entram na corrente sangüínea com diferentes velocidades. Com isso, podemos classificá-los de acordo com a velocidade com que entram no sangue. Quanto mais rápido, maior será a descarga de insulina, pois o corpo tenta manter o equilíbrio. Alimentos que afetam pouco a resposta de insulina no sangue são chamados de baixo valor glicêmico, e os que têm descarga alta, de alto valor glicêmico.

A importância do IG:

Se você ingere comidas com IG alto, o corpo lança grandes quantidades de insulina para tentar manter os níveis de açúcar. A insulina é um hormônio que tem o poder de levar o açúcar pra dentro dos músculos na forma de glicogênio, mas estes depósitos têm uma capacidade limitada, o que faz com que todo o excesso de glicose no sangue seja convertido em ácidos gordurosos e triglicérides, que serão armazenados na forma de gordura. Caso continue comendo alimentos de alto IG, seu corpo começa a adquirir resistência à insulina. Isso porque seu corpo começa a produzir uma quantidade maior de insulina.
As pessoas com diabetes precisam dar preferência aos alimentos que tenham IG menor que 50. Podem consumir moderadamente os de 50 a 90, de preferência com outro alimento rico em fibras. Já os acima de 90 devem ser evitados ou consumidos eventualmente.

 Alimentos                                
IG
Manga     
80
Melancia
77
Abacaxi
66
Laranja
62
Mamão
65
Uva
46
Maçã e pêra
38
Nabo
 97
Abóbora moranga
75
Beterraba
64
Milho
60
Ervilha e cenoura
49
Brócolis
10
Cogumelo
10
Pimentão
10
Alface e repolho
10

   
Tabela de IG (Jornal Hoje)

Nenhum comentário:

Postar um comentário