Visitantes

domingo, 15 de julho de 2012

Tipos de pisadas:

Pisada pronada (pronação)
A pronação acontece quando, ao mudar a passada a parte de fora do calcanhar toca o chão e o pé inicia a rotação para. Quando a pronação excessiva acontece, o arco do pé se achata, alongando músculos, tendões e ligamentos que ficam na parte inferior do pé.
Pisada Supinada (Supinação):
Supinação é o oposto de pronação e acontece quando, durante a movimentação, o calcanhar toca o solo e o pé inicia uma rotação para fora. A supinação excessiva põe uma carga grande nos músculos e tendões que estabilizam o tornozelo, o que pode fazer com que o tornozelo rotacione totalmente para fora, resultado em torção ou até mesmo na ruptura total dos ligamentos.

Pisada Neutra:
A pisada neutra também começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro durante a movimentação, terminando com a parte da frente do pé inteira tocando o solo. Corredores com pisada neutra podem ter o arco de pé normal, alto, médio ou até mesmo baixo. Sendo assim, eles podem usar uma variedade grande de tênis de corrida.
Pronação e supinação são problemas biomecânicos. Usar um tênis apropriado para o seu tipo de pisada vai ajudá-lo a prevenir lesões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário