Visitantes

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dia 11 de Outubro

Dia Nacional de Prevenção à Obesidade... Você fez a sua parte? A obesidade é um desequilíbrio do organismo ou excesso de alimentação. Devemos além praticar atividades físicas regular, selecionar nossos alimentos. Evitar alimentos gordurosos de doces, com calorias 'vazias', ou seja, muitas calorias e poucos nutrientes (minerais, vitaminas e proteínas).
Para marcar a Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, o Ministério da Saúde anunciou a redução da idade mínima para as pessoas que precisam de uma cirurgia bariátrica de 18 para 16 anos, em casos em que há risco de vida do paciente.
A iniciativa foi tomada com base em estudos que apontam o aumento crescente da obesidade entre os adolescentes, que verificou que na faixa de 10 a 19 anos, 21,7% dos brasileiros apresentam excesso de peso. Em quanto que em 1970, este índice estava em 3,7%.
Permanece a orientação de utilizar a cirurgia bariátrica, no Sistema Único de Saúde (SUS), como último recurso para perda de peso. Antes de fazer a cirurgia, o paciente entre 16 e 65 anos deve passar por avaliação clínica e cirúrgica e ter acompanhamento com equipe multidisciplinar durante dois anos. Nesse período, o paciente é submetido a uma dieta e, se os resultados não forem positivos em relação a esse e outros métodos convencionais, a cirurgia é recomendada.



Fonte: Jornal de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário