Visitantes

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Especialistas alertam para risco de misturar álcool e remédios no Carnaval:


Carnaval é a festa mais esperada pelos brasileiros e é comum os foliões exagerarem na bebida. Para prevenir a ressaca do dia seguinte e, assim, voltar à folia, muitos costumam tomar "um antes e um depois". Porém, essa mistura de álcool com medicamentos pode terminar gerando sérios problemas de saúde. Quem está sentindo dor de cabeça, tontura e enjôo procura tomar algo que promova um alívio rápido e, com essa urgência, acaba misturando analgésicos com bebidas.  O resultado da mistura pode gerar hemorragia gastrointestinal, irritação da mucosa do estômago, perda da coordenação motora e náuseas.
Segundo os especialistas, o correto é buscar orientação farmacêutica antes de consumir qualquer medicamento, mesmo os isentos de prescrição.  Uma superdosagem de paracetamol, por exemplo, eleva o risco de danos no fígado. Ingerir medicamentos sem orientação pode até mascarar ou piorar uma doença. Por exemplo: a pessoa acha que uma dor na parte posterior dos olhos é um sintoma de ressaca, no entanto pode ser dengue. Se ela se automedicar tomando uma aspirina (ácido acetilsalicílico), pode gerar um sangramento grave e até sua morte.



Fonte: UOLSaude

3 comentários:

  1. Ai ai ai. Cerveja nao ajuda minha barriga, Le :(

    ResponderExcluir
  2. Eric, pode até ajudar, mas ajuda a crescer e dilatar...hehe

    ResponderExcluir
  3. As bebidas com maior concentração de alcool:
    Essa é a concentração máxima de álcool que pode ser obtida por meio da destilação (tentar destilar álcool 96% resulta apenas em mais álcool 96%). A cocoroco é produzida artesanalmente da cana-de-açúcar pela comunidade indígena aymara e é consumida pura (arre!) ou com chá.

    É legalizada na Bolívia, mas proibida na maioria dos países vizinhos, incluindo o Brasil. A segunda e a terceira colocadas vêm logo na cola. Confira abaixo o ranking das atrocidades engarrafadas mais alcoólicas do mundo.

    1º Cocoroco - Bolívia 96%

    2º Espírito Retificado - Polônia 95,6%

    3º Aguardente de cereais - EUA 95%

    4º Poitín - Irlanda 90%

    FONTES: Associação Brasileira de Bebidas, Departamento de Química da UFSC, Ministério da Agricultura.

    ResponderExcluir