Visitantes

domingo, 9 de junho de 2013

Obesidade abdominal associa-se à ocorrência de asma em idosos


Nos idosos a asma brônquica (AB) permanece pouco estudada, o acúmulo de gordura na região abdominal tende a aumentar em detrimento da perda de massa muscular e também comprimir o pulmão. O objetivo deste estudo foi investigar uma possível associação entre a obesidade abdominal, avaliada pela circunferência abdominal (CA), e a ocorrência de AB em uma população de 7.463 idosos.
Os pesquisadores franceses, liderados pela Dra. Nathalie Leoa (Faculdade de Medicina Xavier Bichat, Paris, França), concluíram que a obesidade abdominal correlaciona-se com a presença de AB em idosos.
A AB é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que ataca o sistema respiratório, a qual resulta na redução ou até mesmo obstrução no fluxo de ar, causando dispnéia (falta de ar), sibilos (chio de peito) e tosse.
O estudo inclui 7.643 participantes com idade igual ou superior a 65 anos.A análise longitudinal envolveu 6.267 não asmáticos acompanhados por um período de 4 anos. A CA foi categorizada de acordo com critérios específicos para os sexos (homens / mulheres): menos que 94/80 cm (referência), 94-102/80-88cm (sobrepeso abdominal) e maior ou igual a 102/88cm (obesidade abdominal).
O risco de AB associado a CA foi ajustado para inúmeras variáveis clínicas. No início do estudo, o risco relativo de AB, de acordo com a CA, aumentou em 30% e 76% para os casos de sobrepeso e obesidade abdominal entre idosos, respectivamente. Os autores do estudo concluíram que mais estudos são necessários para elucidar os mecanismos envolvidos entre a adiposidade abdominal e a ocorrência de AB.

Fonte: Obesity. Citado em Uol Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário