Visitantes

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Dicas úteis para 'barriga zero'

A vida moderna exige cada vez mais praticidade, pois o tempo é cada vez  mais curto.  Isto se aplica  também  à  alimentação. Como  escolher alimentos saudáveis nas prateleiras dos supermercados? Uma tarefa que pode parecer fácil, mas que exige alguns cuidados. Já está provado  que  uma  vida saudável  depende, em muito, de  alimentos naturais, assim como também já fora  desmistificado  que  os  industrializados não  prejudicam  a saúde  de ninguém.  Então, diante deste dilema, o que colocar no carrinho?  Segundo os nutricionistas, pode-se levar de tudo, desde que haja qualidade nos produtos. A seguir, algumas dicas valiosas para os consumidores   que  não  se deixam enganar pelas aparências. Munido dessas dicas, os consumidores podem fazer uma compra mais saudável.

Carnes
No supermercado, elas são 100% frescas. Fique de olho na validade: ela não deve ultrapassar quatro dias. Se o prazo for mais longo significa que a carne possui conservantes. Prefira carnes não congeladas e mais magras e brancas, que são mais saudáveis e menos gordurosas. Consuma carnes gordurosas, como: porcos, carneiro, lingüiça e bacon, no máximo uma vez por semana. Evite comprar carnes temperadas, pelo excesso de sódio e possíveis conservantes.

Derivados de leite
Para diminuir calorias, prefira os queijos brancos; quanto mais amarelo, mais gordura. Entre requeijão light e os normais, prefira os últimos, pois a diferença de gordura entre eles é mínima. Fique com os iogurtes naturais, pois os adicionados com frutas contém vários aditivos. É melhor levar um natural para casa e bater com frutas.

Margarina e manteiga
Para combater o colesterol (para quem está em tratamento - no limite ou acima), dê preferência às margarinas. De resto, prefira a manteiga, mais saudável porque é natural. A margarina, embora menos gordurosa, possui conservantes para durar mais longo prazo...

Verduras
Observe sempre o aspecto dos vegetais: devem ser consistentes, com cores vivas e intensas. As cascas de batata e pimentões, por exemplo, não devem conter rugas. Se não estiverem lisas, é porque passaram do ponto. Escolha maços intactos, sem áreas deterioradas. Leve no máximo dois tipos de verduras, para evitar que elas estraguem sem consumir todas de uma vez. Vegetais já picados ou ralados são práticos, mas perdem vitamina por causa do contato com o oxigênio. Os pré-cozidos também não são indicados porque as fibras ficam abrandadas.

Frutas
Leve banana, laranja e maçã, ricas, respectivamente, em potássio, vitamina C e fibras. Varie as cores das frutas: mais amareladas, avermelhadas e claras, as substâncias que dão cor protegem contra doenças.

Conservas
Geralmente contém sal e por isso são contra-indicadas para quem sofre de hipertensão ou quer fugir do sódio. Prefira alimentos conservados em água (atum, por exemplo), pois os óleos retém mais gordura. Também opte pelos vidros, pois as latas podem enferrujar.

Cereais matinais
Alimentos ricos em fibras, compostos geralmente por farelos ou flocos de cereais como aveia, trigo, arroz, milho e frutas desidratadas. Uma restrição: evite os com açúcar refinado.

Pães, bolos e biscoitos
Não há diferença de valor nutricional entre o pão francês e o de forma tradicional. Prefira o pão integral com gergelim, por exemplo. São mais nutritivos e como possuem mais fibras, auxiliam o funcionamento dos intestinos. Para quem deseja perder peso, as prateleiras estão recheadas de pães integrais light, com menos calorias.
Os bolos recheados e com coberturas não devem ser consumidos todos os dias. Escolha biscoitos com cereais e sem recheios, como água e sal e maizena. As recheadas e amanteigadas possuem alto teor de sal, açúcar e gordura.
Fonte: desconhecida

Um comentário:

  1. Caros leitores(seguidores), estas são apenas algumas dicas para melhor nossa alimentação no dia a dia.

    ResponderExcluir