TREINAMENTOEXPRESS: 20 minutos por dia 3 a 5 vezes por semana. Neste espaço estaremos conectados, proporcionaremos aos amigos e interessados, dicas de como entrar em forma e eliminar a indesejável barriguinha. Dicas de saúde e bem estar de maneira natural e saudável. Sejam todos bem vindos. ATENDEMOS EM DOMICÍLIO. Contato: le.barrigazero@gmail.com Pratique atividades físicas e ganhe saúde!
Visitantes
sábado, 5 de abril de 2014
Exercícios para dor nas costas
Dor nas costas:
Metade dos pacientes(alunos) melhora com RPG:
Dor nas costas associada à perda de peso pode ser sinal de uma doença maligna, como um câncer espalhado por vários órgãos, a metástase. Mas, antes de se assustar, saiba que, de acordo com Guimarães, metade das pessoas com dor aguda nas costas, não importa se cervical, dorsal ou lombar, consegue eliminar o problema com exercício de reeducação postural — em que uma de suas versões é conhecida como RPG —, manter o peso ideal e ainda colocar o estresse sob controle.
— Tudo ou quase tudo pode dar dor na coluna. Viajar de avião, carregar o neto, ficar muito tempo sentado... É importante não valorizar porque, às vezes, os problemas que se apresentam em um exame complementar não são os que a pessoa tem de fato — pondera o fisiatra. — Todos nós, depois dos 30, vamos ter nossas artroses, bicos de papagaio, mas muitas vezes não nos queixamos disso.
O médico Luiz Schettino, cirurgião do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) no Rio, explicou à plateia quais são as principais categorias de dores nas costas, quando provocadas de fato por problemas na coluna.
As dores mecânicas, que quase todos já tiveram em algum momento, são aquelas que variam de acordo com a posição do paciente — melhoram quando deitado, por exemplo, ou pioram com a atividade física. As inflamatórias, por sua vez, têm como característica serem piores pela manhã e melhorarem durante o dia, causam enrijecimento e podem envolver outras articulações além da coluna. Já as tumorais são diferentes, doem à noite e não melhoram em situações de repouso ou movimento, assim como as infecciosas, que podem estar associadas ao suor excessivo. Há ainda as traumáticas, estas bem fáceis de identificar, pois o início fica marcado pelo momento da queda ou acidente que provocou o problema. Com o avanço da idade, a degeneração óssea, como a que acontece com o desenvolvimento da osteoporose, pode causar dores e até fraturas.
CONCLUSÃO: Uma boa postura é fundamental para 'diminuir' a barriga e evitar dores nas costas... Não adianta várias sessões de RPG, se depois não fizer exercícios específicos para marter a boa postura!
Matéria na integra:
http://oglobo.globo.com/saude/oito-em-cada-dez-pessoas-tiveram-ou-terao-dor-nas-costas-9682728?topico=encontros-o-globo-saude-e-bem-estar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário