Visitantes

domingo, 23 de junho de 2013

Endocrinologista aponta fatores de risco para as complicações crônicas do diabetes:

A duração da doença, controle precário da glicemia, hipertensão, tabagismo, gravidez, alcoolismo, obesidade e dislipidemias (taxas elevadas de colesterol e triglicérides) são os principais fatores de risco para as complicações crônicas do diabetes mellitus. Esse foi o destaque feito pela coordenadora de Planejamento do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia, a endocrinologista Odelisa Matos, na sessão cientifica sobre "As Complicações do Diabetes". Odelisa Matos explicou que complicações crônicas são lesões causadas em outros órgãos ou sistemas do organismo em decorrência do diabetes. Os órgãos mais afetados são o cérebro, o coração, os rins e membros inferiores. Manter a glicemia sob controle - observou - é muito importante. Estudos mostram que esse cuidado reduz em 76% o risco de retinopatia (problema ocular, não inflamatórios); 60% de neuropatia (lesões dos nervos); 54% da albuminúria (perda de albumina) e 39% da microalbuminúria.

Educar o Paciente

De acordo com a endocrinologista, a educação do paciente é fundamental para que haja redução dos fatores de risco das complicações do diabetes, observando que o paciente precisa participar ativamente do processo, partilhando o saber. O importante é a maneira de passar a informação. Citou como exemplo que não basta dizer ao paciente que ele precisa ter cuidado com os pés, porque se o paciente já nem tem flexibilidade para fazer a verificação, deve ser orientado a pedir a alguém da família para fazer isso.
Na Bahia, se observa redução da taxa de Acidente Vascular Cerebral (AVC) na população de 30 a 59 anos, uma das principais complicações do diabetes. A taxa de 6,5 em 2009, passou para 6,6 em 2010, caindo para 6, 3% em 2011.
Os participantes foram avaliados segundo o risco para diabetes. Dos 59 rastreados, 5 foram classificados como de baixo risco: 32, risco moderado e 22, alto risco.

Sugerimos então a reeducação do paciente para o bem estar geral, incluindo atividades físicas orientadas, e alimentação com acompanhamento de um especialista.


fonte: Congresso sobre as complicações do Diabetes, Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário